O Portal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Biblioteca - Consegui a vaga? [Livre]
10 Dicas para escrever cenas de luta EmptyTer Jun 11, 2013 2:46 pm por felipefalcon

» O festival das cerejeiras.
10 Dicas para escrever cenas de luta EmptySeg Abr 15, 2013 5:18 pm por Darkaos

» Grande Evento em Aōba.
10 Dicas para escrever cenas de luta EmptyDom Mar 24, 2013 1:44 am por Darkaos

» Cerimônia de abertura de aulas de 2013
10 Dicas para escrever cenas de luta EmptySáb Mar 23, 2013 2:44 pm por Ryou Misaki

» (Clube de Kendô) O novo sensei (Trevor, Ryou, Nex)
10 Dicas para escrever cenas de luta EmptySáb Mar 23, 2013 2:19 pm por Ammy

» Passos na areia (dupla)
10 Dicas para escrever cenas de luta EmptyQui Mar 21, 2013 6:01 pm por Douglas Alves

» (Clube de Artes) O Quadro (Ryou, Chouko)
10 Dicas para escrever cenas de luta EmptySeg Mar 18, 2013 1:14 pm por Ryou Misaki

» Retorno das aulas em 2013
10 Dicas para escrever cenas de luta EmptyDom Mar 17, 2013 11:31 pm por Ammy

» Arrumando a papelada
10 Dicas para escrever cenas de luta EmptyDom Mar 17, 2013 9:01 pm por GpI_NEKO

Clima este Mês
10 Dicas para escrever cenas de luta Clima10

Naniwa entra no período de primavera a partir do dia 20. O tempo é fresco e ainda ocasionalmente frio. Chuvas tendem a serem rápidas e deixarem alguma névoa caso ocorram nas primeiras horas da manhã.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Staff do Fórum
10 Dicas para escrever cenas de luta Sem_ti14
Nosso botão
HTML Online Editor Sample

88x31
10 Dicas para escrever cenas de luta Sem_ta10
124x64
Parceiros
10 Dicas para escrever cenas de luta Anigif10

10 Dicas para escrever cenas de luta Gif17

10 Dicas para escrever cenas de luta

Ir para baixo

10 Dicas para escrever cenas de luta Empty 10 Dicas para escrever cenas de luta

Mensagem por Ammy Sáb Out 20, 2012 12:27 am

I. Preste atenção aos posts que levam à cena de luta e mantenha eles em mente durante o tópico.
Este é bem importante, então eu pensei que o melhor seria primeiro começar com ele. O que eu descobri é que a maior parte em escrever uma cena de luta é o que leva até ela. Afinal, você não tem a luta sem os eventos que levam à ela, certo? Leia-os e mantenha-os em mente. Pense no que está ocorrendo. É importante saber que a luta vai realmente começar em primeiro lugar. Isso lhe da tempo para avaliar se ela é realmente necessária ou o perigo que ela representa.

II. Conheça seu personagem e entre na mente dele.
Esta é outra das grandes. É difícil escrever uma cena de luta com sucesso se você não está familiarizado com a maneira que a sua personagem pensa. Você tem que saber como eles reagiriam nesta situação, não como você reagiria. Você e seu personagem são dois seres completamente diferentes, então você precisa imaginar os pensamentos e emoções delas antes de digitar. Então, a pergunta importante que você deve perguntar à si mesmo é "Como minha personagem está se sentindo agora?". Por acaso Bob está de mal com Joe por beijar a irmã dele? Ou ele está apenas desapontado e não quer conflitos? Ele está agindo por instinto? Dor? Tristeza? Mágoa? Arrependimento? Medo?

III. Leve em consideração as limitações físicas e habilidades do seu personagem.
Eu não posso frisar mais esta. Se você não se lembra o quão grande ou pequeno o seu personagem é, dê uma olhada na ficha dele. Faça as coisas serem realistas. Se os seu personagem pesa 70kg e está lutando à força com alguém de musculoso de 120kg você vai perder. Igualmente, se seu personagem está muito acima do peso ou não faz muitos exercícios mas decide desafiar alguém que treina corrida, eu tenho quase certeza que você não será melhor do que ele.

IV. Se você quer/não quer que seu personagem seja machucado/gravemente ferido/nocauteado/morto fale para as pessoas escrevendo com você!
Não assuma que o seu companheiro de tópico vai escrever exatamente o que você pensou. É uma boa ideia compartilhar idéias sobre os detalhes da luta - especialmente se ela é importante - de antemão. Fale com PMS, o chat do fórum, até comentários 'fora da personagem/em OFF' dentro do próprio tópico, mas tenha certeza de ter um plano antes de sugerir a idéia. Isso vai garantir que ninguém decida simplesmente acabar a cena com uma facada na sua cara. Não é legal. ^^'

V. Pessoas apreciam verdadeiramente a companhia de suas iguais, podendo lutar lado a lado com elas sem se sentir excluídas. Não, ninguém gosta de deuses por aqui.
Isso deveria ser bastante óbvio. Os personagens massas são aqueles que concluem grandes batalhas repleto de arranhões, terminam ela arfando e mal andando em linha reta, mas usam o pouco de energia que resta para dar um tapa nos ombros de todo mundo e perguntar se estão todos bem. Eles são companheiros que sabem conversar fora da batalha e lutam bem quando nela. E são humanos. O que é bastante bom, porque muita gente já está cansada de ver jogadores que retratam suas personagens como deuses, que esquivam de balas na velocidade da luz e salvam magicamente todo mundo. Fale sobre casar com o holofote. Quanto você aposta que isso gera uma rivalidade entre os participantes logo depois?

VI. Mantenha tudo realista, mesmo num cenário não tão realista assim.
O que significa? Siga a física e o bom senso. Mesmo se o ambiente não é um cenário como a vida real e involve magia, robôs e etc, mantenha as reações e ações do seus personagens realistas ao cenário em que eles estão. Então, diga-se de passagem que certa noite a sua personagem está bêbada e tem o seu oponente encurralado contra uma parede de tijolos em um beco. Parece que você vai ganhar essa, legal. Então você lança um soco -- o mais forte que você consegue -- e no último momento seu sóbrio, ágil oponente se move de lugar. Pode adivinhar o que acontece a seguir? É:

a) A parede de tijolos vira um monte de almofadas
b) Sua mão fratura contra a parede de tijolos. Ouch.
c) Não é justo, como ele se moveu?
d) Meu personagem pode parar a própria mão antes que ela acerte a parede.
e) Era uma farsa! Quando meu inimigo se move eu dou um chute lá onde conta. Era o meu verdadeiro plano o tempo todo hahahahahahahahahahaha...

Esta cena é obviamente imensamente exagerada, mas para a situação hipotética fornecida a melhor resposta é provavelmente b) Sua mão fratura contra a parede de tijolos. Ouch mesmo. Se você não pensou tão longe assim, olhe os detalhes de novo: sua personagem está bêbada, está escuro e ela está enfraquecida. Seu adversário é ágil e está sóbrio. Você está muito próximo e sua percepção de profundidade fraca. Sua reação lenta por causa por causa do álcool. Portanto é perfeitamente lógico -- e mais realista -- assumir que seu oponente se moveu para fora do caminho do soco. Você não poderia ter uma mente absurda o suficiente ou um senso tão ruim para escrever que sua personagem segurou seu próprio punho antes dele ser enterrado na parede.

O cenário da 'farsa', nessa situação, também é bastante improvável a menos que a sua personagem não esteja tão bêbada assim e tenha controle suficiente da lógica do seus pensamentos para formular esse plano, sabe como lutar e, mais importante, que você tenha incluído que este era o plano dela antes desta situação ocorrer. Não assuma que seu parceiro sabe o tempo todo o que você está planejando. Não seja um desses jogadores que reclama depois dizendo "mas você escreveu que ele se esquivou e me agarrou sem me dar uma chance de explicar o que eu ia fazer" ou "esse era o meu plano o tempo todo então quando ele se move eu chuto ele e ele cai." Isso é uma das formas de 'modo deus' aliás, além de ser irritante de uma maneira geral.

VII. Saiba o resultado da luta antes dela começar.
Isto não é necessário, mas altamente recomentado. Quando há uma sessão de duelos, um mano-a-mano, uma luta até a morte ou algo do gênero, saiba o resultado antes de começar o tópico sobre tais lutas. Consultar com seu parceiro de post -- ou parceiros -- é absolutamente essencial. Combinem quem irá ganhar, perder e porquê. Também, esteja aberto a perder de vez em quando. Claro que perder não é uma tonelada de diversão, mas também não é divertido escrever sobre alguém que não tem desafios em batalha e ganha o tempo todo. Se eu fosse ler sobre uma personagem assim eu, francamente, pularia as lutas dele. Eu sei o resultado, ele ganhou certo?

VIII. Não tenha um suprimento infinito de armas.
Isto é bastante auto-explicativo. A menos que você tenha sua própria fábrica de shurikens ou o que o valha e eles mandem estoques infinitos para você de graça ou tenha um tipo de poder que deixe você criar quantidades infinitas de armas, você eventualmente as gastará. Sua arma deixará de ter balas e você terá que recarregar. Você eventualmente ficará sem facas ou agulhas de arremesso. Dados venenosos têm quantidades limitadas. Você não pode carregar toneladas de flechas nas costas. Você pode certamente tentar ser criativo, tendo seu personagem diversas armas no corpo todo -- em bolsos, sob os pés, na sola dos sapatos, etc, mas eles eventualmente irão ser gastos também -- As únicas armas que não terminam são objetos de impacto e espadas. Ao invés disso eles podem quebrar, ou enferrujar. Seus punhos e chutes contam, mas só enquanto sua personagem tiver fôlego para usá-los.


IX: Siga este simples padrão de escrita: pensamentos/ambiente/sentimentos, reação e ação da sua personagem.
Uma vez que o tópico embale é muitos simples. Escreva um parágrafo ou algumas frases sobre o que se passa pela cabeça do personagem ou como eles se sentem com a situação. Você também pode espalhá-los pelo post inteiro. Reação é simples. Se seu personagem levasse um soco na cara, como eles reagem? Eles ficam em choque, acertam de volta, caem no chão? Eles estão desacordados? Eles caem e fingem estarem apagados para deixar os oponentes se aproximarem e pularem neles?

A ação é o que seu personagem faz em seu turno. Tipicamente, a menos que os outros jogadores concordem, eu tento fazer algumas poucas ações pequenas em meu turno (recarregar, sacar outra arma, entrar em uma postura de luta, ver meus ferimentos...) e uma ou duas ações grandes (que geralmente significam atacar).


X. Lembre-se que é apenas ficção!
Eu pensei que seria uma maneira boa de encerrar. Soa óbvio, mas é outro ponto importante. Mesmo se você ficar frustrado, ou descobrir que você tem um parceiro de roleplay difícil, lembre-se que no final do dia era a penas ficção. Eu não consigo contar quantas vezes já vi membros se deixarem levar com lutas de ficção e que terminam EM GRITOS DE CAPS, palavrões e algumas amizades arruinadas. Mantenha tudo o tão leve quanto puder, mantenha divertido e mantenha interessante não só para você, mas para todo mundo.
Ammy
Ammy
Admin
Admin

1a Personagem Hideyoshi Chouko (Link)
Escorpião Macaco
Mensagens : 228
Pontos de Criação: : 21782
Reputação: : 12
Data de inscrição : 02/09/2012
Idade : 31

https://oportal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos