Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Biblioteca - Consegui a vaga? [Livre]
Ter Jun 11, 2013 2:46 pm por felipefalcon

» O festival das cerejeiras.
Seg Abr 15, 2013 5:18 pm por Darkaos

» Grande Evento em Aōba.
Dom Mar 24, 2013 1:44 am por Darkaos

» Cerimônia de abertura de aulas de 2013
Sab Mar 23, 2013 2:44 pm por Ryou Misaki

» (Clube de Kendô) O novo sensei (Trevor, Ryou, Nex)
Sab Mar 23, 2013 2:19 pm por Ammy

» Passos na areia (dupla)
Qui Mar 21, 2013 6:01 pm por Douglas Alves

» (Clube de Artes) O Quadro (Ryou, Chouko)
Seg Mar 18, 2013 1:14 pm por Ryou Misaki

» Retorno das aulas em 2013
Dom Mar 17, 2013 11:31 pm por Ammy

» Arrumando a papelada
Dom Mar 17, 2013 9:01 pm por GpI_NEKO

Clima este Mês

Naniwa entra no período de primavera a partir do dia 20. O tempo é fresco e ainda ocasionalmente frio. Chuvas tendem a serem rápidas e deixarem alguma névoa caso ocorram nas primeiras horas da manhã.
Janeiro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Staff do Fórum
Nosso botão
HTML Online Editor Sample

88x31
124x64
Parceiros



Personas, Combate e Passando de Nível

Ir em baixo

Personas, Combate e Passando de Nível

Mensagem por Ammy em Qui Out 11, 2012 11:46 pm

Persona: O que é?


"Pura emoção negativa dadas formas, uma sombra consome lentamente os pensamentos de seu criador, se fortalecendo cada vez mais através deles. Um problema mal resolvido. Um segredo envergonhante. Uma fraqueza da qual alguém imagina-se incapaz de escapar. Um profundo sentimento de raiva, ciúmes ou medo que se sente por algo ou alguém. Mas quando uma pessoa é capaz de superar essas emoções e enfrentar sua sombra... A força desconhecida que ela descobre em si mesma, tão necessária para encarar tal sentimento negativo, se transforma em uma arma que essa pessoa poderá usar por toda a vida para encarar de frentes todos os problemas em seu caminho: Uma persona.

Este ser espiritual é uma encarnação da mente do mestre, tomando forma de um ser mitológico e possuindo uma força incrível. Uma Persona é capaz de fazer muitas ações naturalmente desumanas, como exibir velocidades extremas, lançar bolas de fogo ou até mesmo ressuscitar os mortos. A forma que uma Persona possui depende da pessoa que a convoca e suas características mais proeminentes. A Persona inicial só pode usar as habilidades do Nível 1, mas à medida que seu mestre se torna uma pessoa de caráter cada vez mais marcante sua persona lentamente se fortalece junto com ele."

Chamando sua persona para a luta



"Eu sou tu,
Tu és eu.
Do mar de tua alma eu venho.
Eu sou Orpheus, mestre das cordas"


. (Orpheus, quando invocado pela primeira vez em persona 3)

Invocar sua persona não é uma coisa fácil de fazer. Para chamar sua persona você deve utilizar a sua carta de tarô fornecida por Igor para chamar sua persona para dentro do Pesadelo. Apesar da carta ser indestrutível ela pode ser perdida, então por favor tenham cuidado. Realizar este feito consome uma quantidade razoável de fôlego do jogador por alguns minutos: É como, literalmente, empurrar um pedaço muito essencial da sua alma para fora do corpo!

Uma segunda maneira de chamar sua persona é forçando-a para fora de seu corpo. Uma aura azul claro envolve a personagem e a Persona surge pairando sobre ele, pronta para seguir sua vontade. Isto é difícil de fazer, pois a carta é um meio criado para facilitar (e muito) o processo. Fazer isso à unha pode até mesmo fazer algumas pessoas desmaiarem durante a tentativa! No entanto, se você é um jogador que já obteve sua Persona Verdadeira este é um processo que se torna natural para você. Além de se cansar muito menos, você pode descartar completamente o uso da carta para invocar sua persona.


A Persona não é permanente. Ela pode ser convocada apenas uma vez por post e uma vez que tenha realizado um ataque irá desaparecer. (Até por razões de segurança própria. Você não quer que um pedaço de sua alma seja destruído durante o calor da batalha, certo? owo') A maior parte do combate é feito por você, então mantenha-se num local seguro!

Personas são essencialmente criaturas fantasmagóricas. Eles têm um corpo físico, que pode tocar outra persona e objetos inanimados, mas elas atravessam seres humanos.

Apesar disso, os ataques de uma persona são muito reais. Técnicas e magias resultarão em efeitos tanto em alvos quanto nos arredores. Cortes, superfícies congeladas, queimaduras... Por favor tenham cuidado ao utilizarem as habilidades delas.

Personas Táticas

Personas táticas são exceções especiais. Quando alguém faz uma persona tática as primeiras habilidade que ela adquire é "escudo total". O escudo permite ao usuário (e apenas ele) de se proteger contra golpes fortes, mas possui a inconveniência de necessitar que o usuário permaneça imóvel o tempo todo. Criar e desfazer o escudo requer que o usuário gaste um turno completo. Também, não é possível apagar o escudo uma vez que você o tenha aprendido: o fazer classificará como persona tática e o tornará incapaz de aprender outros tipos de magias além de magias táticas específicas para a sua classe de persona.
Embora isso pareça um problema, a verdade é que personas táticas ganham habilidades que permitem pôr seus aliados em vantagem contra os inimigos, identificando fraquezas e protegendo seus amigos enquanto ainda estão protegidos em sua redoma. A quantidade de aliados que elas são capazes de afetar com seus poderes extraordinários ao mesmo tempo é justamente o ponto forte delas. Elas são companheiros perfeitos para virar o rumo de grandes batalhas.

A arma e o Escudo da Alma
Uma vez que você entre no Pesadelo e invoque sua persona pela primeira vez uma arma e uma vestimenta serão oferecidos à você. A arma da alma possui dois elementos: um tipo de ataque físico (corte, perfurante,impacto) e um elemento (fogo, gelo, trovão, água, relâmpago, luz, trevas...). Você não pode 'ligar e desligar' nenhum dos atributos da sua arma e uma vez que eles tenham sido escolhidos você não poderá trocá-los.
O escudo da alma é uma roupa que pode tomar a forma que você preferir. Ela não oferece nenhuma proteção adicional exceto um único fator: morte. As vestes impedem que o seu usuário morra dentro do mundo das trevas, colocando-o ao invés disso em um torpor profundo até que ele seja colocado em segurança novamente.

Quanto ao aspecto estético vocês podem ir à loucura com a aparência de seus escudos e armas. Embora seja provável que eles tenham alguma relação com as suas personas. Uma persona que seja uma divindade egípcia, por exemplo, provavelmente não entregaria à você uma armadura de cavaleiro medieval... Também, seus escudos não podem ter asas funcionais. Nada de voar, entenderam?






Combate

Okay. Essa é a parte que vocês devem estar pensando: Agora que as coisas começam a ficar complicadas, certo? Bem, para a felicidade de vocês... Errado! O sistema de batalhas do fórum é muito, muito simples. Ele se foca mais em interpretação do que qualquer outra coisa. Sabe o que isso significa? Sem centenas de números para anotar! =D

Também, para a felicidade de vocês, não são utilizados cálculos para criar batalhas em 98% dos casos. Porquê? Porque o objetivo deste lugar é criar uma história épica junto com os amigos. Cálculos simples serão utilizados em eventos (missões em que o mestre está junto, para decidir quem foi nocauteado, que inimigo morreu primeiro sem haverem brigas e etc e certas situações poderem ser decididas com imparcialidade.') Isso significa que você pode simplesmente interpretar a batalha em toda a sua glória! Fácil né?


Combate sem números (Jogadores jogando com Jogadores)
Simples:
  • Cada jogador tem o direito de fazer 3 ações (atacar, defender, esquivar, sair correndo gritando pela mãe...) em cada turno (cada vez que forem escrever) e utilizar sua persona uma única vez a cada turno. Use seu bom-senso, escritores: defender-se de um inimigo muito grande te deixará cansado e usar sua persona muitos turnos seguidos também. Faça sua parte na interpretação e use seu bom-senso para escrever uma batalha épica, porém verossímil. A parte divertida: Como você não está lutando com fichas, fique à vontade para inventar suas próprias sombras para se adaptarem à sua história! Claro, não crie coisas absurdas demais, ou se criar, imagine uma rota de fuga épica para você e seus amigos de antemão!
  • Caso você não tenha certeza quantos golpes e ações especiais o seu personagem pode realizar antes de virar uma ameba e desmaiar, use a tabela abaixo como inspiração. Vê?
  • É isso! Quê? Você achou que havia uma terceira regra?


Perguntas comuns:
1. Tá, mas como eu decido o que o meu oponente está fazendo?? Você é o jogador e está interpretando o inimigo ao mesmo tempo, eu sei. É uma situação complicada. XD Use o seu bom senso: se você imaginou você e seus companheiros enfrentando uma sombra que use magias, então faça bom uso dela para criar a batalha mais impressionante possível, oras. Seja um único inimigo muito forte ou uma multidão de Maias enfurecidas, una sua criatividade aos dos seus companheiros e façam juntos uma luta a ser lembrada e comentada depois!

2. Meu personagem tem uma habilidade especial! Como eu uso ela em uma batalha sem números? Habilidades especiais podem ser compradas, ganhadas por causa de sua arcana ou dadas a você através de elos sociais que você faz com seus amigos. Você pode usar essas habilidades uma vez por tópico. Em uma luta sem números apenas descreva seu personagem utilizando-a, fazendo um feito fantástico no meio do campo de batalha como descrito em sua habilidade especial. Simples assim!

3. Decidi que meu personagem foi nocauteado em batalha para dar algum suspense à cena da história que eu estava escrevendo. Mas e agora, como faço? Ahh... Este é um tópico importante. Em situações normais (caso a luta não seja um evento controlado pelo mestre) os personagens dos jogadores que são nocauteados (eles não podem morrer a menos que os donos deles decidam que eles morreram...!) podem ser acordados por um membro de equipe que possua uma magia de ressuscitar, serem levado pelos seus amigos de volta para o trem azul e então acordando no local aonde estão adormecidos em Naniwa ou, caso contrário (se você estiver sozinho) você acordará misteriosamente em uma clínica em Aōba. Você pode ler informações sobre as pessoas que trabalham na clínica em um tópico de NPC dentro dos Guias para Jogadores.

Combate em Eventos com o mestre
Este é o estilo de batalha utilizado em eventos presididos pelo mestre. Participar desses eventos provê ao seu personagem um grande bônus de pontos de criação que podem ser utilizados para comprar coisas que fortalecem seu personagem (inclusive um prêmio maior para a melhor interpretação...!)


  1. Cada vez que for o seu turno para escrever, você tem o direito a realizar três ações e chamar a sua persona 1 vez, se você quiser. Escolha quem você quiser para atacar!

    Alguns exemplos de ações simples:

    AtacarNão consome muito esforço em situações normais. (...A menos que você tenha decidido ter uma espada larga de 3 metros de comprimento como lâmina da alma...)
    Ataque heróicoSeu personagem usa uma parcela imensurável de energia para realizar um golpe formidável em um único turno. Ele ficará cansado após ter realizado um ataque assim.

    DefenderDiminui o dano que você iria levar de um golpe pela metade. Se iria ser um super-efetivo contra você (sua fraqueza), considere como se o inimigo tivesse feito um golpe ou magia normal.

    EsquivarAnula completamente o dano ou efeito que seria causado por um golpe ou magia. Pode ser algo difícil de realizar dependendo das circunstâncias então use com moderação...!

    RelaxarNão ataca o inimigo, permitindo aos seus músculos relaxarem. Recupera uma pequena parcela de fôlego, permitindo que seu personagem volte à ativa.
  2. Um oponente que você atacou irá, provavelmente, tentar atacá-lo de volta. Mas com que ataques, você pergunta? Bem... Se o seu oponente for um mago ele, obviamente atacará com magia em sua maioria. Se ele for um guerreiro, então golpes físicos. Se ele for um 'misto' os ataques dele serão mais previsíveis. Mas... Como se defender daquela magia que você sabe que vai doer, por exemplo? Bem, uma vez que o jogador decida que monstro atacar, o mestre dará ao personagem essa colher de chá! Antes de cada turno dos jogadores o mestre interpretará o papel do 'monstro'. Por exemplo:

    (Clichê mode = ON)A criatura negra se levanta, incomodada pelo barulho que vocês fazem. Ela os observa atentamente os jogadores e então uma esfera de chamas começa a arder em suas mãos... (Clichê mode = OFF)

    Agora o jogador precisa decidir o que fará. Irá defender? Irá esquivar? Irá revidar com outro golpe? Hm... Escolham suas ações jogadores! Assim que todos tiverem escolhido o que fazer (desde seguirem uma das ações da tabela até fazerem algo completamente diferente, como protegerem alguem, saírem correndo, peitarem a criatura xingando-a loucamente...) o mestre então descreverá o resultado de suas ações como achar mais cabível à situação. A batalha prossegue até o mestre, por fim, declarar a criatura como vencida.


O Dado



Para manter o game 100% imparcial, toda a vez que for a vez do mestre realizar uma postagem para determinar o destino dos jogadores, o mesmo rolará um dado. O resultado do dado é algo completamente randômico e determina a porcentagem de sucesso (ou não) dos inimigos. Os jogadores, contudo, podem negligenciar o resultado desse dado. Como? Bem...

No início da partida, os jogadores devem dizer quantos pontos de criação eles estão dispostos a gastar para virar o destino ao seu favor. Eles não podem mudar este número mais tarde. No início da partida, metade destes pontos é automaticamente descontado da pontuação do jogador (e eles foram para o Acre e não vão voltar...), e o restante ele poderá utilizar no tópico para aumentar suas chances de sucesso. Diferentes efeitos estão disponíveis para venda dependendo do efeito, mas geralmente envolvem mudar o valor dos dados ou diminuírem marcadores de perigo. (vistos abaixo) Caso ele não utilize a outra metade restante para comprar, esses pontos voltarão à contagem do jogador ao final do tópico.

O preço para melhorar o valor dos dados varia de acordo com o perigo enfrentado. Naturalmente, jogadores veteranos terão mais pontos para gastar. Isso significa que sim, se eles estiverem dispostos, eles podem ser virtualmente indestrutíveis. Até o momento que seus pontos milagreiros acabarem. (risos)

Eis um esquema simples:





Rolagem de dados do mestre:

1 - Crítico Inimigo : A ação descrita acima pelo mestre foi brilhantemente executada pelos monstros. Os jogadores não tem o direito de se esquivarem de golpes (se existentes) nesta rodada. Todos os jogadores ganham um marcador de perigo. Os jogadores não podem realizar golpes heroicos neste turno.
2 - Cuidado: Os jogadores podem se esquivar de apenas um golpe direcionado à eles, à escolha deles. Caso hajam mais golpes na cena direcionados à eles considerem que seus personagens foram acertados.
3 - Neutro: Os jogadores podem se esquivar de dois golpes. Mas terão que escolher um para serem acertados, pelo menos.
4 - Neutro: Os jogadores podem se esquivar de dois golpes. Mas terão que escolher um para serem acertados, pelo menos.
5 - Bom/Oportuno (para a arcana da fortuna): Os jogadores podem se esquivar de dois golpes. Mas terão que escolher um para serem acertados, pelo menos. Caso o jogador seja da arcana da fortuna, ele tem o direito de utilizar um golpe heróico nessa cena sem gastar energia.
6 - Crítico Aliado: Os jogadores estão com a vantagem dessa vez. Remova um marcador de perigo do seu personagem. Os jogadores podem se esquivar de dois golpes. Eles tem o direito de escolher uma das seguintes bonificações este turno: - se esquive de todos os golpes este turno - Utilize sua persona gastando metade da energia - execute um golpe heróico (crítico) sem gastar energia -






Penalização por marcadores de perigo:

A quem a batalha se inclina a favor? Contra você ou com você?

1 marcador de perigo - Aguentando firme!
2 marcador de perigo - Indo bem... Por enquanto.
3 marcadores de perigo - Seus aliados estão levando a desvantagem na luta. Sua personagem só pode realizar dois ataques com sua arma da alma por turno. Caso ele tente forçar um terceiro ataque, invocar sua persona no mesmo turno custará 10 pontos de energia adicionais. Você se sente cansando rapidamente.
4 marcadores de perigo - As coisas não parecem boas. Sua personagem só pode realizar dois ataques com sua arma da alma. Você não pode forçar um terceiro golpe.
5 marcadores de perigo - Sem estamina. Pague o valor determinado no início do tópico para retomar o valor para 3. Caso você não possa pagar: A menos que você possua uma habilidade especial, ou role 6 no dado, você possui menos uma chance para se esquivar (se você podia se esquivar de todos os três golpes por turno, agora serão só dois...)
6 marcadores de perigo - Situação crítica, até respirar parece doer. Pague o valor determinado no início do tópico para retomar o valor para 3. Caso você não possa pagar: seu personagem pode atacar com sua arma da alma (duas vezes por turno) ou summonar sua persona, mas não os dois no mesmo turno.
7 marcadores de perigo - Situação crítica. Pague o valor determinado no início do tópico para retomar o valor para 2. Caso você não possa pagar: Escolha um membro do corpo à sua escolha. Seu personagem torceu/descolou/quebrou aquele membro. Se você optou por uma das mãos, você não pode mais atacar fisicamente com aquela mão. Se você optou por um dos membros inferiores (pés/pernas) você não pode mais se esquivar de nenhum golpe, à menos que você seja imune/reflita/absorva àquele elemento. Se você está batalhando fora do Pesadelo, o efeito da quebra irá se estender ao mundo real: Você não estará inteiro quando a batalha terminar.
8 marcadores de perigo - ...Seu personagem está morto ou nocauteado. Se a batalha estiver acontecendo em um lugar que não o Pesadelo a morte neste estágio é permanente. Caso a batalha seja no pesadelo, considere que ele foi nocauteado. Você não pode voltar a postar no tópico neste segundo caso até que alguém utilize em você uma magia de ressurreição. (caso você seja da arcana da fortuna, você tem direito de -uma única vez em toda a sua história- de anular o ganho do oitavo marcador. Considere como se ele ainda estivesse em sete.)





  • NOTA: Em eventos fora do Pesadelo você tem o direito de considerar 6 marcadores de perigo como um nocaute e, em eventos dentro do Pesadelo, você pode decidir pular de 6 para 8 marcadores, também considerado um nocaute neste caso. Você pode ser ressuscitado por uma magia. Quando você voltar, considere que seu marcador desceu para 5. Porquê se auto-nocautear? Bem, você pode decidir nocautear o seu personagem... Ao invés de deslocar um membro ao passar por 7 marcadores no meio do caminho até o 8. Mas você perderá alguns pontos de criação pelo 'respawn'. Dúvida cruel. Será que você tem pontos suficientes? Note que você não pode interferir na luta enquanto nocauteado e, se todos forem à lona, vocês perderam.






Após a batalha, um valor de pontos de criação é entregue para todos os participantes do tópico. Também, todos os jogadores recebem uma bonificação. Caso eles não tenham gasto todos os pontos que tinham disponíveis para 'virar a batalha ao seu favor' esses pontos serão multiplicados e retornados à cada jogador. (então, obviamente, quem se dispôs a apostar mais ou gastou menos levará mais pontos) Naturalmente, inimigos mais difíceis e cenários de batalha mais perigosos significam multiplicadores bem maiores.




Peraí. E os pontos de experiência??
Pois é? Onde estão eles... Haha XD Está vendo o seu nome, sua foto e etc cada vez que você posta alguma coisa no fórum? Está vendo logo ali em baixo uma aba escrito 'pontos de criação'? Pois é. Esses são os pontos de ajudam a 'criar' suas personagens e também definem em que nível você está...! Você os ganha participando ativamente do roleplay. A cada novo post e quanto mais tempo você segue interpretando seu herói no mundo de persona uma pequena quantidade de pontos de criação são dadas à você (afinal, se a persona é algo moldado do seu caráter então só lutar não é a única coisa que a fortalece!).

Outra maneira não tão rápida porém eficiente de melhorar sua personagem são prêmios. Com o passar do tempo diversas premiações serão implementadas que darão pontos de criação aos jogadores que fizerem as melhores interpretações, escreverem as batalhas mais épicas, ajudarem mais os companheiros de tópico e, de uma maneira geral, tornarem o fórum um local mais emocionante e surpreendente para aqueles que convivem e escrevem nele. E claro, também há um prêmio em que os jogadores indicam outros jogadores com personagens massas...!

De uma maneira geral, esse sistema foi criado para retirar de cena jogadores que curtam apenas 'aumentar o nível de suas personagens loucamente' e premiar jogadores que realmente se esforçam, criando histórias de qualidade no mundo de Persona. Quanto mais (e principalmente, melhor!) você escrever, mais forte o seu personagem se tornará!

Ou... (Piada interna):
Traduzindo para pessoas que conhecem persona: quanto mais social links com outros jogadores vocês criarem no fórum, criando um personagem interessante e do qual eles gostem, mais forte ele será! Uou. Quem diria. Social links funcionando na vida real! XD Hahahahaha

Seu Nível e Como Gastar seus Pontos de Criação
Para mais informações sobre como gastar os seus pontos e como saber o seu nível atual no game confira o tópico: Lidando com seus pontos de experiência no Guia para Jogadores.
avatar
Ammy
Admin
Admin

1a Personagem Hideyoshi Chouko (Link)
Escorpião Macaco
Mensagens : 228
Pontos de Criação: : 12037
Reputação: : 12
Data de inscrição : 02/09/2012
Idade : 26

Ver perfil do usuário http://oportal.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum